segunda-feira, 2 de junho de 2008

Faz festa connosco

Nesta Festa contamos com a ajuda de algumas colectividades da freguesia de Monte Redondo, que concordaram em participar, e que de seguida vos apresentamos:


Conferência São Vicente de Paulo

Fundada em Abril de 1833, por um grupo de sete jovens da Universidade de Sorbonne, em Paris, existe em Monte Redondo há mais de 60 anos. É uma organização católica de leigos que auxiliam os mais pobres, através do contacto pessoal e directo e da visita domiciliar, com o intuito de aliviar as dificuldades materiais e morais, e descobrir e solucionar as suas causas. Na nossa paróquia, conta actualmente com 4 membros na direcção e representantes da maioria dos lugares e auxilia cerca de 40 famílias com roupa, alimentos, medicamentos e habitação. Beneficia para isso das ajudas da população, nomeadamente através dos peditórios do 2º Domingo de cada mês.



Museu do Casal de Monte Redondo



Tem como objectivos contribuir para o desenvolvimento da comunidade, recolher, preservar e valorizar o Património Cultural e promover o melhor conhecimento da sua área de influência.
Tem nas suas instalações, aberta ao público, uma Biblioteca pública, promovendo a valorização das profissões; formação na área da informática, empréstimo de espaços e apoio ao ensino e à Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau. Colabora com o IEFP no âmbito da criação de empresas e apoio ao artesanato local. Tem também promovido a realização de estudos locais no âmbito da sociologia, urbanismo, arquitectura e etnografia. Organiza ainda exposições e o circuito eco museológico.



“Os Magníficos”

O Grupo Cultural e Recreativo “Os Magníficos” existe há cerca de 29 anos (embora tenha sido legalmente criado apenas em Setembro de 1984) e iniciou as suas actividades como grupo de teatro amador. Actualmente participa e organiza diversos eventos, desde Torneios de Chinquilho (incluindo o da Câmara Municipal de Leiria) a festas de Verão e Jogos de Casados/ Solteiros (para homens e mulheres). Actualmente conta com 15 pessoas na direcção e cerca de 420 sócios.


Filarmónica N. Srª da Piedade

Fundada em Julho de 1872, é presentemente a mais antiga Filarmónica do concelho de Leiria. Nos anos anteriores à sua fundação, era hábito os rapazes reunirem-se por altura do Carnaval, tocando pelas ruas - realejos, harmónios, pífaros e outros instrumentos, enquanto visitavam as pessoas mais ilustres da terra. Um dia, ao tocarem em frente ao passal, o pároco da freguesia, Sr. Padre Pedrosa, teve a ideia, de fundar uma Filarmónica: o sacerdote, certo do entusiasmo e das qualidades artísticas daqueles rapazes, solicitou à família Costa, ilustre e de largos recursos económicos, o financiamento da iniciativa... que lhe foi logo concedido. Nesse mesmo ano de 1872, a Filarmónica visitou todos os lugares de Monte Redondo e ofereceu o seu primeiro concerto público.



Rancho Folclórico Rosas da Alegria



Em Setembro de 1968 fez-se o levantamento de todas as danças e cantares mais antigos da Aldeia da Sismaria, e iniciaram-se os ensaios destas danças e cantares, aos Domingos à tarde, numa eira e mais tarde no salão da Capela. Formou-se assim o Rancho Folclórico “Rosas da Alegria”, que fez a sua primeira actuação em Fevereiro do ano seguinte, na Festa de Santo António da Aldeia.
O Rancho continua a trabalhar para melhorar e tentar levar a sua Aldeia mais longe... mostrando os seus trajes, danças e cantares.



Bombeiros Voluntários de Monte Redondo


Presentes na freguesia de Monte Redondo desde 1990, contam actualmente com cerca de 50 voluntários que prestam sobretudo serviços de socorro pré-hospitalar e de assistência a incêndios.




Associação Ecológica "Os Defensores"

Pretende levar a população a entrar em contacto com o meio ambiente, sensibilizando para as questões ambientais e de protecção da natureza. Organiza nesta Festa o XI Ciclo Turismo, uma actividade física e de lazer, ao longo de um percurso de 65Km, que nos aproxima da natureza e proporciona bem estar. A concentração será partir das 8h00 no Campo de futebol do Motor Clube (partida = 9h00; chegada = 12h30). Quem quiser poderá almoçar no recinto da festa, pelas 13h00.



Motor Clube de Monte Redondo

O Motor Clube de Monte Redondo nasceu em Dezembro de 1974, destinado ao desporto motorizado. Contudo, não muito tempo depois, a direcção sentiu a necessidade de disponibilizar outras actividades que pudessem levar mais longe o nome da nossa localidade. Foi assim que o futebol apareceu na "vida" do Motor Clube, tornando-se desde então na pedra angular desta entidade, que apesar disso continua a promover outras modalidades e eventos variados.


Centro Social Nossa Senhora da Piedade


Iniciou a sua actividade em 1995, com as valências de Centro de Dia e serviços de Apoio Domiciliário. Em Junho de 2006 inaugurou as suas novas instalações, que permitiram a abertura mais recente do Lar de Idosos. Actualmente apoia cerca de 30 pessoas através do Centro de Dia, cerca de 40 no Apoio Domiciliário, e cerca de 20 no Lar de Idosos, cuja capacidade está já preenchida na totalidade.


CNE - Agrupamento 1054 - Monte Redondo ... NÓS ;)


Foi no final dos anos 80 que, pela primeira vez, se começou a arquitectar o projecto para a criação de um agrupamento do movimento de escuteiros católicos na paróquia de Monte Redondo: um movimento saudável, com um método de educação moral, intelectual e física, para jovens, baseado na prática da vida ao ar livre, no robustecimento do carácter, e pelo qual cada um dos seus membros aprende a arte de viver em comunidade e adquire um espírito de fraternidade. O Agrupamento 1054 está hoje presente na vida da comunidade, quer em actividades de serviço comunitário, quer nas mais diversas actividades da paróquia/freguesia, contando já com cerca de 80 elementos no activo.




GDR Casal Novo

O Grupo Desportivo e Recreativo do Casal Novo existe desde Novembro de 1991, proporcionando actividades de lazer e desporto à população. Actualmente, além dos 11 membros da direcção, conta com cerca de 35 apoiantes e 30 atletas— 8 praticantes de Jujitsu e 22 de Futebol de 11 sénior.





















Sem comentários: